MAFFEI, Giovanno

Natural de Vila Castel San Lorenzo, na Província de Salermo, na Itália, nasceu em 5 de abril de 1905. Estudou em sua vila natal, completando seus estudos na cidade de Caserta, ainda na Itália. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Real Universidade de Nápoles, em 15 de novembro de 1938, defendendo a tese: “Sobre algumas modificações da Reação de Wassermann”. Frequentou ainda, em seu país natal, os cursos de aperfeiçoamento em Clínica Urológica, Clínica Otorrinolaringológica e Clínica de Doenças Venéreas e de Pele. Entre os anos de 1928 e 1929 participou de congressos promovidos pela Sociedade Italiana de Otorrinolaringologia e pela Sociedade Italiana de Urologia. Publicou ainda diversos trabalhos, entre os quais citamos: “A terapia pela massagem em Ginecologia”; “Terapia da Eclampsia puerperal” e “A malarioterapia no tratamento da sífilis”. Ex- interno na Clínica Médica de Doenças Venéreas e de Pele na Faculdade de Nápoles, ex-assistente nas enfermarias de Urologia e Cirurgia dos Hospitais “Cardinale Ateales” e “G. Morvollo”, também localizados em Nápoles. Foi ex- assistente ainda do Hospital “Humberto Iº” da cidade de São Paulo. No Rio Grande do Sul atuou na localidade de Vila Montauri, que pertencia ao município de Guaporé (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 528.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política