MAIA, Jose Vicente da

Natural de Uruguaiana (RS), nasceu em 21 de abril de 1901. Estudou no Colégio Santana, em sua cidade natal e, posteriormente, no Ginásio Rosário, em Porto Alegre (RS). Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1926, com a tese: “Terapêutica dos Miomas”. Especializou-se em Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia. Fez ainda viagens de estudo ao Rio de Janeiro. Participou do 1º Congresso Médico de Santana do Livramento (RS), apresentando os trabalhos: “A Maternidade em Uruguaiana” e “Problema médico social”. Atuou como diretor da Higiene Municipal e diretor do Hospital de Caridade de Uruguaiana (RS). Foi sócio Correspondente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Casou-se com Cecy Fagundes de Maia. Há uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Erechim, que leva seu nome.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 528.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política