MASCARENHAS, Arthur Santayana

Natural de Bagé (RS), nasceu em 1° de Janeiro de 1906, realizou estudos primários e secundários no Rio de Janeiro. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1928, com a tese ‘’ Contribuição à Profilaxia da Tuberculose’’. Especializou-se em Otorrinolaringologia, tendo feito viagem de estudos a Buenos Aires onde se aperfeiçoou nas Clínicas do Professor Santiago A. Segura. Atuou como interno do Hospital São Francisco, da Santa Casa de Misericórdia, da Assistência Pública e Auxiliar Acadêmico do Departamento de Saúde Pública, todos no Rio de Janeiro. Foi chefe da Clínica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, cidade onde exerceu a profissão. Casou-se com Lila Macedo Mascarenhas, tendo as filhas Maria Helena e Ana Maria.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 534.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política