MENEZES, Moysés Alves de

Natural de Porto Alegre, em 3 de abril de 1878 - 30 de dezembro de 1950 em Porto Alegre. Filho de Manuel e Camila Alves de Menezes. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1903, retornou em seguida ao Rio Grande do Sul. Iniciou sua vida profissional na cidade de Estrela (RS), onde permaneceu por curto período, já que em 22 de junho de 1906 foi nomeado Preparador da cadeira de Anatomia Descritiva da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e, no ano seguinte, passou à Assistente da 1ª cadeira de Clínica Cirúrgica. Em 1908, por concurso, foi nomeado Professor Substituto da 1ª Seção de Anatomia Descritiva e, no mesmo ano, Professor Interino da cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica. Em 1912, foi nomeado Professor Catedrático de Anatomia Descritiva, 1ª parte, ao lado de seu particular amigo, Professor Sarmento Leite, Regente da 2ª parte. Na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, foi diretor do Instituto Anatômico Sarmento Leite, foi membro do Conselho Técnico Administrativo e participou de comissões diversas. Dedicou-se à cirurgia, ginecologia e obstetrícia. Nas intervenções cirúrgicas, tinha o professor Mário Totta como parceiro frequente. Aposentou-se na Faculdade em 24 de dezembro de 1942. Na Santa Casa de Misericórdia exerceu atividade como diretor interino e diretor efetivo de várias seções e enfermarias, além da diretoria de serviços sanitários (cargo equivalente nos dias atuais à Diretor Clínico, que exercia sem ganhos financeiros). A partir de 1921, influenciado pelos trabalhos do casal Curie na França e pelos resultados obtidos a partir de experiências na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, voltou-se para a Oncologia. Em 1925, adquiriu equipamento para aplicação de radium, utilizado nos tratamentos contra o câncer. Em 1932, exerceu o cargo de presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Durante a Segunda Guerra Mundial colaborou com o professor Guerra Blessmann, entre outros profissionais, em cursos de enfermagem da Cruz Vermelha, sendo paraninfo de turma ao final dos trabalhos. Casou-se com Laura Guerst, com quem teve os filhos: Helena, casada com Huberto Wallau, Wanda, casada com o Professor Bruno Marsiaj - que foi seu assistente na cadeira de Anatomia, Breno, casado com Alda Mancio, Ruth, casada com Paulo Corrêa Soares, e Ruben, casado com Helena Gastal. São vivos Ruth, Ruben e sua esposa. Um dos filhos, três genros e dois netos são formados em Medicina.

ACHUTTI, Aloyzio Chechella. Cem anos de Formação Médica no Rio Grande do Sul: homenagem à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/moyses-alves-de-menezes/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política