HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE PORTO ALEGRE

Em 1854, na sala de sessões da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foi fundada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre, com o apoio do vice-cônsul de Portugal Antonio Maria do Amaral Ribeiro, o primeiro presidente da Instituição. Uma das primeiras sociedades de socorros mútuos criada na Província do Rio Grande de São Pedro. Seus sócios recebiam atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em convênio firmado com a Sociedade. Foi na administração de Domingos José Lopes, então Presidente da Sociedade, em 1858, que foi adquirido na Rua da Figueira, atual Cel. Genuíno. A casa serviu de local de atendimento e tratamento para os sócios e teve como primeiro médico o Dr. João Pires Farinha e o primeiro paciente português foi atendido em 31 de janeiro de 1859. A partir de 1861 tornou-se iminente a construção de um prédio maior, devido, principalmente, ao aumento no número de sócios. Em 1867, o Dr. Dionísio de Oliveira Silveiro, doou o terreno para a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre para a construção do prédio do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, situado no Caminho da Aldeia quase esquina da Rua União, hoje Av. independência, 270, na área central de Porto Alegre (RS). Com recursos provenientes dos associados, legados e empréstimos, tornou-se possível a construção de um local adequado para o atendimento dos sócios. Assim, em 1867, foi lançada a pedra fundamental e em 29 de junho de 1870 é inaugurado o Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, dia do seu padroeiro “São Pedro”. Presente na história assistencial da cidade, a Instituição colocou-se à disposição da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para, na enchente de 1873, receber desabrigados. Seguindo esse princípio, em 1882 foi construída uma enfermaria para cuidar dos acometidos por doenças contagiosas. No ano de 1890 foi montada uma seção de cirurgia, tendo o Dr. Joaquim Pedro Soares como médico. Dentro da proposta de servir aos associados, criou-se, em 1892, no saguão do hospital, a Farmácia, sob os cuidados do farmacêutico João Batista Ervedosa. Em 1907 foi adquirido um terreno junto à Irmandade São Miguel e Almas para sepultamento dos sócios. O Hospital Beneficência Portuguesa também foi espaço de tratamento e organizou-se para prestar assistência aos seus sócios e ampliar o atendimento ao restante da comunidade. Neste local foram casos de gripe espanhola em 1918, durante a segunda quinzena de outubro e no mês de novembro. A partir de 1923, a administração interna passou para as Irmãs da ordem Divina Providência. No final dos anos 30 foi criada a Maternidade e nos anos de 1950 a clínica de Neurocirurgia. Em 1960 vou a abertura da instituição para o atendimento de convênios e não mais apenas associados. Atualmente, o Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre está sob a gestão da ABSM.

Exposição do Museu de História da Medicina do RS “Gripe Espanhola: a marcha da epidemia” https://www.muhm.org.br/exposicoes/gripeespanholalocais

SERRES, Juliane C. Primon. Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.23-25.

QUEVEDO, Éverton R. Uma mão protetora que os desvie do abismo: Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre e seu hospital (1854-1904). São Leopoldo: Oikos; Editora Unisinos, 2016.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política