HOSPITAL CRISTO REDENTOR

No ano de 1956 foi iniciado o projeto do Hospital Cristo Redentor, tendo como fundadores Jahyr Boeira de Almeida, Dr. Telmo Kruse e Eliziário Goulart da Silva juntos desenvolveram a criação do primeiro hospital da zona norte de Porto Alegre. Em 1959 inaugurou-se o Hospital Cristo Redentor, que leva o nome do bairro, foi situado no bairro operário da cidade, à época em franca expansão industrial, cuja população carecia de assistência médico-hospitalar. Com sua instalação o bairro se expandiu e passou a se confundir com a área metropolitana da Grande Porto Alegre, de onde vem atualmente a grande maioria dos seus pacientes. Durante o regime de exceção que o Brasil viveu entre 1964 e 1985 houve a encampação do hospital pelo governo federal em 1975, através da desapropriação e o afastamento de Jahyr Boeira de Almeida e dos administradores dos hospitais. Desde a sua desapropriação realizada por Ernesto Geisel, em 20 de fevereiro de 1975, o hospital faz parte do Grupo Hospitalar Conceição, juntamente como os Hospitais Criança Conceição, Conceição e Fêmina, que sob intervenção federal formaram um grupo com gerenciamento centralizado, subordinado inicialmente a Presidência da República e, a partir de 1990 ao Ministério da Saúde.Em 2003 o grupo passou a ser 100% SUS. Nos anos 90 o Hospital Cristo Redentor, criado em bairro operário, reassume sua identidade, e tem como característica o atendimento ao trauma, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito, do trabalho, de violência e queimados, sendo conhecido como o Pronto Socorro da Zona Norte de Porto Alegre.A trajetória do Hospital Cristo Redentor, iniciou na década de 50, e teve sua ampliação e consolidação com o estabelecimento do Hospital Conceição. É o primeiro hospital do Grupo Hospitalar Conceição que constitui-se hoje, no maior complexo hospitalar do Rio Grande do Sul, e o único que atua exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2016/11/hospital-cristo-redentor-completa-60-anos-8306251.html

BARROSO, Véra Lucia Maciel. Memórias do Hospital Cristo Redentor e o do Bairro Operário de Porto Alegre. In: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.

ALVES, Gabrielle Werenicz; SILVA, Jaisson Oliveira da. Grupo Hospitalar Conceição In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.80-81.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política