HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

Nas primeiras décadas do século 20, os professores da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, que havia sido inaugurada em 1898, idealizaram a construção de um hospital-escola onde o ensino pudesse ocorrer lado a lado com a assistência à população. Em 1931, uma comissão credenciada pela Faculdade de Medicina solicitou ao interventor do estado, general Flores da Cunha, a concessão de um fundo de 10 a 12 mil contos de réis para a construção do hospital-escola. Dois anos mais tarde, o presidente da República, Getúlio Vargas, assinou decreto autorizando a obra. Em 1938 o terreno onde antigamente funcionava o campo de polo de Porto Alegre (RS) situado no campus da Universidade de Porto Alegre, que em 1947 se transformaria em Universidade do Rio Grande do Sul e, três anos depois, Universidade Federal do RS (UFRGS), foi adquirido para a construção do prédio. O projeto arquitetônico original era de Jorge Machado Moreira, recebendo prêmio de Honra na Exposição do VI Congresso do Congresso Pan Americano de Arquitetura, realizado no Peru em 1947 e Medalha de Ouro no Salão Nacional de Belas Artes de 1949. Somente em 1943, foi lançada a pedra fundamental do Hospital de Clínicas. Durante a realização das obras houve problemas técnicos, fazendo com que, em 1952, o então reitor da UFRGS, Dr. Elyseu Paglioli, decidiu redefinir o projeto original e contratar uma nova equipe de construção. Em 1968, como o hospital ainda não havia entrado em atividade, o reitor Eduardo Faraco nomeou uma comissão para estudar sua instalação. Idealizada pelo reitor Faraco, em 2 de setembro de 1970 foi assinada pelo presidente da República a Lei 5.604, instituindo a Empresa Pública de Direito Privado HCPA, subordinada ao Ministério da Educação e vinculada academicamente à UFRGS. Designado no dia 30 do mesmo mês, um grupo de trabalho definiu conceitos e princípios administrativos para dar início às atividades do HCPA. Criou-se, assim, o Estatuto da instituição, que, após aprovado, foi publicado no Diário Oficial da União. Isto ocorreu em 19 de julho de 1971. O primeiro atendimento ambulatorial ocorreu em 1º de fevereiro de 1972, na especialidade de Endocrinologia. Em 23 de maio do mesmo ano, foi internado o primeiro paciente, na especialidade de Nefrologia. A cirurgia inaugural foi realizada pela equipe da Urologia em 1973 e o transplante inicial, de rins, aconteceu em 1974. A partir daí, o HCPA tem trilhado uma trajetória de sucesso na assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde, que o qualifica como um dos melhores hospitais brasileiros e um reconhecido polo de formação de recursos humanos, produção de conhecimento e inovação.

https://www.hcpa.edu.br/institucional/institucional-apresentacao/historia

KORNDORFER, Ana Paula; SILVA, Jaisson Oliveira da; FEIJÓ, Dóris Fernandes; WEBER, Beatriz Teixeira. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.97-100

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política