HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO

As origens do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) iniciam em 1898 quando, na administração do Intendente José Montaury de Aguiar Leitão e com a concepção médica e direção do médico Luis Nogueira Flores, inaugura-se em 16 de 1898 a Assistência Pública Municipal. Localizou-se inicialmente no Paço Municipal (Prefeitura Velha), avenida Montevidéu s/nº, onde ocupava parte do andar térreo com entrada pela porta lateral esquerda, junto ao Primeiro Posto Policial. Para as necessidades da época, o serviço era completo, dispondo de todo o instrumental necessário para suturas, talas para fraturas, perdas de sangue, drenagens, bem como veículos de transporte com tração animal além de médicos e atendentes capacitados para o atendimento de urgência. Este serviço foi o primeiro do gênero no Brasil. O serviço se incorporou no dia-a-dia da população que seu crescimento foi muito rápido. Os sepultamentos dos humildes e desprotegidos, os denominados indigentes, para os quais era fornecido inclusive o esquife faziam também parte das atribuições deste setor. Para dar conta desta atividade, a prefeitura mantinha um Necrotério Municipal, cujos funcionários encarregavam-se dos sepultamentos. Quando Otávio Rocha assumiu a prefeitura de Porto Alegre o serviço passou a funcionar em um prédio na Rua José Montaury. Com a abertura da Borges de Medeiros e a consequente demolição do prédio, o serviço se instala na Rua Cel. Vicente esquina com a Comendador Manoel Pereira. Os serviços prestados pela Assistência Municipal eram como até hoje no Hospital de Pronto Socorro, gratuitos, mas se restringiam ao primeiro atendimento, sendo após, transferidos para outros hospitais da cidade, fazendo com que pacientes, médicos e enfermeiros se desvinculassem rapidamente das pessoas por eles atendidas. Este fato levou o médico Bruno Atílio Marsiaj, então diretor da Assistencia Pública Municipal (1939), a propor ao Prefeito José Loureiro da Silva, a criação de um hospital que juntasse o atendimento, o ensino e a produção científica. Desta iniciativa nasceu o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre inaugurado em 19 de abril de 1944. O HPS faz parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Um bloco anexo abriga a área administrativa. A unidade tem 4.500 metros quadrados e sete pavimentos. Nela fica a administração, diretorias, salas de aula, biblioteca, sala de residência, bloco cirúrgico, cozinha, refeitório, vestiários para servidores, farmácia hospitalar, almoxarifado central, dependência de distribuição de materiais e sala de geradores. O HPS transformou-se em referência para atendimento do Trauma e Emergências Clínicas.

http://www.hps.poa.br/index.php/o-hps/historia

KORNDORFER, Ana Paula; SILVA, Jaisson Oliveira da; WEBER, Beatriz Teixeira. Hospital de Pronto Socorro. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.63-65.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política