HOSPITAL ESPÍRITA DE PORTO ALEGRE

Idealizado em 1912, o Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA) foi o resultado do questionamento de um grupo de espíritas que se reuniam periodicamente na Sociedade Espírita Allan Kardec. Eram coordenados pelo médico Oscar Pithan, inspirados por Bezerra de Menezes. Preocupavam-se com os distúrbios mentais enfrentados por expressivo contingente de pessoas desassistidas, sem nenhuma condição financeira, e buscando associar-se a instituições que tratassem ou fornecessem orientações sobre transtornos psíquicos. O objetivo deste grupo somente foi concretizado depois de 14 anos, quando, em 25 de dezembro de 1926, foram inauguradas as bases do Hospital Espírita de Porto Alegre no bairro Petrópolis, contando com um edifício de três pavimentos A crescente demanda de pacientes e a insuficiência na capacidade de atendimento em função da limitação da área física levou a Diretoria a buscar uma solução. Congregou esforços e promoveu campanhas buscando a mudança para um local com mais espaço para o atendimento dos pacientes. Desta forma, em 1934 a direção do Hospital resolveu construir um novo edifício. Com este esforço e o apoio da comunidade, foi possível adquirir uma área de 6 hectares na encosta do Morro São Caetano, em Teresópolis. Só em 1940 deu-se início a construção do prédio A partir de então, na localização atual, a construção do HEPA foi evoluindo em etapas, em diversos períodos. A 1ª ala foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1941, e desde então foram agregados os outros módulos até a conclusão de cinco blocos interligados entre si. Atualmente, conforme o Plano Diretor, as edificações totalizam 16.720 m² de área construída em cinco blocos de 6 andares. Também foram construídas diversas benfeitorias para práticas esportivas como quadra para futebol de salão, e de grama para futebol sete. Ainda estão disponíveis cancha de bocha, jardins e trilha ecológica para caminhadas e passeios dos pacientes, familiares e funcionários. Atualmente é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e declarado de utilidade pública.

https://www.hepa.org.br/site/historia/

ALVES, Gabrielle Werenicz. Hospital Espírita de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.47-49.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política