HOSPITAL SÃO FRANCISCO (HSF)

Localizado na Avenida Independência, 75, faz parte da Policlínica Santa Clara, do Complexo Hospitalar Santa Casa. O Hospital inaugurado em 1930, como um hospital modelo, para atender ao público em geral e ser um braço rentável da instituição Santa Casa, ficando o Pavilhão Centenário para o atendimento dos indigentes. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Mesquita & Corona, em 1925, consistindo em um prédio de 4 pavilhões, ligados por uma frente única, onde cada pavilhão corresponderia a um público: enfermaria masculina, cirurgia e medicina infantil, Maternidade e doenças de senhoras. Em 1937 houve uma ampliação das suas dependências. Inaugurou o centro cirúrgico em 2002, habilitando-se a cirurgias de grande porte. Atualmente é especializado na assistência clínica e cirúrgica em cardiologia, cirurgia geral e cardiovascular de alta complexidade, inclusive cirurgias neonatais. O Hospital São Francisco é o segundo mais importante centro de implante de marcapassos de alta complexidade e de desfibriladores cardíacos do Brasil. É um centro de referência no sul do Brasil na área da cardiologia intervencionista e cirurgia de coronária, também na área pediátrica. Conta com 89 leitos (destes, 20 de UTI) e 5 salas de cirurgia.

WEBER, Beatriz Teixeira. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.19-20.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política