INSTITUTO ANATÔMICO

A necessidade de ampliar os estudos de anatomia dá início aos planejamentos para a construção de um Instituto Anatômico. Entre os idealizadores do Institutos estão Christiano Fischer, Dr. Sarmento Leite e Dr. Henrique Riedel. Foi Inaugurado em 25 de Julho de 1909, construído pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual UFRGS, em um terreno cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com fundos para o mesmo Hospital. Tinha dupla finalidade servir de necrotério para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e anfiteatro anatômico para a Faculdade. Sua estrutura constava de 5 salas para estudo de Anatomia humana e Patológica, Medicina Legal e Anatomia médico cirúrgica e operações. As salas eram bem iluminadas, ventiladas, piso de mosaico e paredes escaioladas, sem cantos. As mesas de lousa preta haviam sido adquiridas da Casa Fricoteaux de Paris. Em 1921 foi construído outro pavimento ao lado para estudo de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, pavimento este, que foi ampliado em 1932, com anfiteatro, sala de projeção e outros aparelhamentos modernos. Em 1935, este Instituto passou a denominar-se "Instituto Sarmento Leite", em homenagem à memória do ex-Diretor. Em 1953, foi inaugurada uma ala no prédio da Faculdade de Medicina, destinada aos estudos anatômicos, o Instituto de Anatomia. Com a separação das ciências básicas das clínicas, na década de setenta, o Instituto passou a atender não apenas o curso de Medicina, mas todos os demais da Universidade que necessitasse dos estudos anatômicos. O antigo prédio do Instituto Sarmento Leite, não existe mais.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.110

HASSEN, Maria de Nazareth Agra; RIGATTO, Mario. Fogos de bengala nos céus de Porto Alegre: A Faculdade de Medicina fez 100 anos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998, p. 65-67.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política