INSTITUTO DE CARDIOLOGIA

Fundado em 1946, a instituição funcionou inicialmente em um prédio alugado na Av. João Pessoa, em Porto Alegre (RS), criado por decreto de Cylon Rosa, então governador do Rio Grande do Sul e por iniciativa do Dr. Christiano Buys, chefe do Departamento Estadual de Saúde. Seu primeiro presidente foi o médico Aldo Chaves, seguido pelo Dr. Eduardo Faraco e Dr. Darwin Turi. Em 1951 foi realizada a primeira cirurgia cardíaca do Estado, na instituição. Criou-se, em 1966, na disciplina de Cardiologia da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, a Função Universitária de Cardiologia (FUC), com o objetivo de desenvolver o ensino, aprimorar a assistência médica e incentivar a pesquisa cardiológica. Assim, em 1967, por meio de um acordo de cooperação com o Governo do Estado do RS, a (FUC) assumiu a gestão do Instituto, por iniciativa do médico Rubem Rodrigues, que presidiu neste momento a FUC e o Instituto. Em 1968, foi iniciada a construção do novo prédio da instituição e ainda neste ano foi inaugurado simbolicamente o seu Centro Cirúrgico e também instalou-se o primeiro curso Intensivo de Pós-Graduação em Cardiologia. Ainda em 16968 chega ao Instituto o Dr. Nelson Carvalho de Nonohay, para organizar a primeira unidade coronária do Estado. As instalações, na Av. Princesa Isabel, que ainda hoje abrigam o hospital, foram finalmente inauguradas em 25 de abril de 1969, iniciando uma nova fase para a cardiologia gaúcha. Em 1970 foi realizada a primeira cirurgia de ponte de safena no Rio Grande do Sul e teve início a Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular. Em 1984 a equipe do Instituto reiniciou os transplantes cardíacos no Brasil, que havia sido abandonado pelo seu alto risco. Fiel ao tripé ensino-pesquisa-assistência e aos princípios que nortearam sua criação, a Fundação Universitária de Cardiologia - Instituto de Cardiologia é hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência, pioneirismo e vanguarda na cardiologia.

KORNDORFER, Ana Paula. Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ Fundação Universitária de Cardiologia. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.71-73. http://www.cardiologia.org.br/nossa-historia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política