GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO (GHC)

Foi constituída uma Sociedade Anônima em 1975, quando o regime de exceção no Brasil (1964 e 1985) interveio, desapropriou e afastou Jahyr Boeira de Almeida e os administradores dos hospitais, que constituíam numa instituição privada transformando-se, por ação de órgãos governamentais, em uma empresa pública de função assistencial. É composto pelos Hospitais Hospital Cristo Redentor, Nossa Senhora da Conceição, Hospital da Criança Conceição e Hospital Fêmina, e por 12 postos de Saúde Comunitária. Também como anexo o Instituto da Criança com Diabetes, inaugurado no ano de 2003. Atualmente, o GHC está vinculado ao Ministério da Saúde, que é seu acionista majoritário, totalizando 1.800 leitos em quatro unidades hospitalares, incluindo atendimento de Terapia Intensiva e Emergências. O GHC forma um terço dos especialistas em medicina no Rio Grande do Sul, propicia campo de estágio para alunos de 24 faculdades da área de saúde, sendo responsável pelo atendimento de 125.000 pessoas em 12 unidades do Serviço de Saúde Comunitária, correspondendo a 10% da população do município. O primeiro hospital do GHC inaugurado em 1959 foi o Hospital Cristo Redentor.

ALVES, Gabrielle Werenicz; SILVA, Jaisson Oliveira da. Grupo Hospitalar Conceição In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.79.

PERIN, Nádia Maria. Organização da informação da memória do Hospital Nossa Senhora da Conceição: história oral (1959-1975). Projeto de conclusão de curso de Especialização em Informação Científica e Tecnologia em Saúde - ICTS da FIOCRUZ / GHC como requisito para a obtenção do título de especialista. Porto Alegre, setembro de 2005. Disponível em:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política