Família de Hélio Franco Fernandes doa ao Muhm medalhas recebidas pelo médico durante a Grande Guerra
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) recebeu nesta quinta-feira, 25, a visita de familiares do Dr. Hélio Franco Fernandes. Estiveram presentes os netos Maria de Lurdes Fernandes e Celso Fernandes, além dos bisnetos Gabriel Fernandes e Michele Fernandes.
Celso Fernandes, residente em Tupanciretã, realizou a doação de duas importantes medalhas concedidas ao Dr. Hélio Franco Fernandes em reconhecimento às suas ações durante a Grande Guerra. A primeira foi conferida pelo Governo Francês, em 1919, como recompensa pelas relevantes contribuições prestadas. A segunda é a Medalha do Pacificador, honraria concedida àqueles que se destacam por promover a paz e a cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e de nações amigas.
Durante a visita, os familiares conheceram a exposição "Missão Médica-Militar Brasileira – A Saúde na Primeira Guerra", produzida por meio do projeto MUHM Educativo – PRONAC 2313318. A mostra destaca a participação brasileira nos esforços de assistência médica durante a Primeira Guerra Mundial.
As medalhas serão incorporadas ao acervo do Museu e passarão pelo processo de musealização. Em breve, estarão em exposição, contribuindo para preservar e divulgar a memória da medicina brasileira em contextos históricos relevantes.