Legado de uma vida dedicada à Medicina e ao Esporte: Acervo do Dr. Arnaldo Costa Filho é doado ao MUHM
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) recebeu, no dia 29 de julho, o acervo do renomado médico Dr. Arnaldo Costa Filho, uma doação feita por sua filha, Adriana Costa. A entrega representa um importante reforço ao nosso compromisso com a preservação da memória da medicina no Estado.
Natural de Porto Alegre, Dr. Arnaldo nasceu em 29 de setembro de 1922 e diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre em 1947. Especialista em Traumatologia e Ortopedia, Medicina do Trabalho e Fisiatria, foi um dos pioneiros da Medicina Desportiva no Rio Grande do Sul.
Em 1948, tornou-se o primeiro médico profissional a atuar em um clube de futebol no Estado, exercendo a função no Grêmio Esportivo Renner até 1959. Também prestou assistência médica a diversas seleções gaúchas de futebol, voleibol, basquete e pugilismo, além de contribuir por cerca de 30 anos com o Pronto Socorro de Porto Alegre.
Foi idealizador da construção da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1958, onde também atuou como professor. Por sua dedicação à docência, recebeu o título de Catedrático em Anatomia ao se aposentar, em 1989.
Com múltiplos interesses, participou por décadas do grupo Médicos e Música, unindo arte e ciência ao longo de sua trajetória.
O Dr. Arnaldo faleceu este ano, aos 102 anos de idade. Sua história de vida, marcada pelo pioneirismo e pela dedicação à saúde e à educação, agora se perpetua por meio de seu acervo, que em breve estará disponível para consulta e exposição no MUHM.