MUHM recebe novas doações de acervo dos médicos Dra. Cinara Andreolio e Dr. Mauro Sparta
Na semana passada o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) recebeu importantes doações que passam a integrar seu acervo e fortalecem a preservação da memória da medicina no estado.
A Dra. Cinara Andreolio, formada pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1991), Mestre em Pediatria e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, atua como médica intensivista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Ela contribuiu com a doação de livros de sua coleção pessoal, que agora enriquecem o acervo bibliográfico do Museu.

Foto: Arquivo Muhm
O Dr. Mauro Sparta realizou a doação de livros que pertenceram a seu pai, o médico Dr. Orlando Sparta de Souza (1909-1993), natural de Niterói (RJ) e formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1935. Especialista em clínica médica e obstetrícia, Dr. Orlando atuou como 1º tenente médico do Exército Brasileiro e exerceu a medicina em Santo Ângelo (RS), onde também foi vereador por três legislaturas na década de 1960.
Os livros doados foram utilizados por seu filho, Dr. Mauro Sparta, em sua trajetória acadêmica e profissional. Formado pela Universidade Católica de Pelotas em 1979, ele se especializou em Administração Hospitalar e Cirurgia Plástica. Atuou como diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital Parque Belém. Também teve destacada atuação pública como deputado estadual, chefe adjunto da Casa Civil, secretário estadual do Meio Ambiente e vice-prefeito de Passo Fundo (1996-2004). Além dos livros, Dr. Mauro doou ao MUHM a placa de médico de seu pai e instrumentos utilizados em sua prática profissional.

Foto: Arquivo Muhm
O MUHM agradece às doações realizadas, que contribuem para preservar a memória da medicina e valorizar o legado de profissionais que marcaram a história da saúde no Rio Grande do Sul.