Anualmente, no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para uma sociedade menos desigual.

Anualmente, no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para uma sociedade menos desigual.
Relembramos a trajetória de uma das mulheres importantes da História da Medicina gaúcha, a Dra. Fani Martins Job.

A médica nasceu em Porto Alegre em 1928. Diplomou-se em Medicina pela Universidade do Rio Grande do Sul, em 1951. Atuou como professora adjunta na Faculdade de Medicina da UFRGS. Na década de 1960 foi responsável pelo setor de coagulação no laboratório da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Criou o Ambulatório de Hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1972 e em 1977 assumiu a chefia desta unidade. Criou em 1985 a Associação dos Amigos da Hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Também iniciou o planejamento e a implantação do Centro de Transplantes de medula óssea do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1989, sendo pioneira em transplantes de medula óssea. Também dedicou-se aos pacientes com anemia falciforme. Faleceu em 1998, na sua cidade natal.

Desde o ano de 2002, pela sua trajetória dedicada ao ensino e ao cuidado, em busca de uma sociedade melhor, a Dra. Fani dá nome a uma Praça em Porto Alegre, localizada no bairro Mário Quintana. Ela é a única mulher médica a receber esta homenagem no município.

Fique ligado nas nossas redes sociais para saber mais sobre médicos que dão nome a praças e outros logradouros públicos!

Fonte da foto: LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 135

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política