Heitor Annes Dias (1884-1943)

Heitor Annes Dias (1884-1943), natural de Cruz Alta (RS). Diplomou-se em Farmácia pela Faculdade de Medicina e Pharmacia de Porto Alegre, em 1902, e posteriormente em Medicina, em 1905, na mesma instituição. Atuou em Cruz Alta (RS) durante dois anos. Retornou a Porto Alegre, em 1908, trabalhando na área de Medicina Legal e Toxicologia como concursado, permanecendo por nove anos e, ainda, assumindo o cargo de professor de Medicina Legal na Faculdade de Direito.

 
O MONUMENTO

Herma composta de um pedestal de granito, busto, placas e arranjos artísticos em bronze, sendo constituída por blocos losangulares de granito de cor rosa. No topo do bloco maior, está assentado o busto e, no bloco menor, em bronze, encontra-se uma lamparina com uma chama para o alto, com um compêndio médico. Abaixo deste conjunto em uma placa de bronze, enfeitada por ramos de flores, está escrito:

“NÃO MORRE QUEM
COMO ELE DEIXA
UMA GRANDE OBRA
DE MEDICINA”

O busto da peça original é de autoria do escultor De Fiori, sendo trabalhado pelo ateliê de escultura de Curzio Zani, do Rio de Janeiro.
 
>>> Para saber mais acesse nossa exposição virtual "PATRIMÔNIO E MEDICINA: Os monumentos aos Médicos em Porto Alegre": muhmrs.wixsite.com/monumentosmedicos 
 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política