Simers e AAMUHM lançam concurso Histórias e Estórias médicas contadas por médicos

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com a Associação dos Amigos do Museu de História de Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM), promovem o concurso literário: “Histórias e estórias médicas contadas por médicos”. Os melhores textos serão premiados e estarão presente em obra a ser lançada pelas instituições, ainda este ano. O objetivo é fomentar o desenvolvimento cultural e divulgação de estórias médicas.

 

A obra consistirá em uma coletânea dos melhores contos e crônicas médicas enviadas e selecionadas pela comissão julgadora constituída pelos seguintes profissionais: Dr. Roberto Lúcio Feliciati Alves; Dr. Fernando Neubarth; Dr. Rogério Xavier; Dr. Celso Gutfreind, e Alcy Cheuiche. O critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito, cabendo ao júri a decisão, que será soberana e não suscetível de recurso.

 

“Os médicos gaúchos têm uma tradição de nos brindar com belas e inesquecíveis histórias. O concurso tem como finalidade resgatar este histórico instigando que surjam novos autores e, também, novos textos de quem já tem uma produção elogiável”, define o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

 

A presidente da AAMUHM lembra que no Rio Grande do Sul, médicos se perpetuaram não somente pela profissão e capacidade de atender pacientes, promover saúde e salvar vidas, mas também por incluírem no currículo o privilégio de se tornarem escritores e, com suas obras, ensinar, lançar movimentos, criticar, elogiar e engrandecerem a cultura do Rio Grande do Sul. “Temos exemplo de escritores médicos, como: Aureliano de Figueiredo Pinto, Cyro Martins, Dyonélio Machado, Moacyr Scliar, Caldre e Fião, Mário Totta, Franklin Cunha e tantos outros admiráveis”, observa Leonor Schwartsmann.

 

Condições para participação do concurso: ser médico de qualquer especialidade, com CRM do Rio Grande do Sul, regularmente associado ao apoiador SIMERS; Ser autor de conto ou crônica inédita e original, que não tenha sido publicada, nem nas plataformas digitais, a não ser pequena parcela do conteúdo em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, não mais que 20% do total. Os participantes poderão inscrever até três textos (contos ou crônicas).

 

Informações e inscrições estão disponíveis no site do Museu de História de Medicina do Rio Grande do Sul (https://www.muhm.org.br) a partir desta terça-feira, 12.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política